PSITACIDEOS PROFISSIONAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Novo blogue: Aves do Menino
por marcomenino Seg Nov 04, 2013 8:16 pm

» Apresentação....Alexandre Almeida
por alex-jose Seg Jul 01, 2013 10:44 am

» Luz Artificial / Extractor
por Agaboy Ter Abr 09, 2013 4:09 pm

» Aves do Miguel
por AVESDOTIRABICOS Sáb Fev 16, 2013 11:14 pm

» O melhor nos personatas
por AVESDOTIRABICOS Sáb Fev 16, 2013 10:55 pm

» SERÁ QUE AINDA VALE A PENA?
por JSalvado Sex Fev 15, 2013 12:04 am

» Colocação de aves novas em espaço de criação
por JSalvado Qui Fev 14, 2013 11:53 pm

» FOTOS DOS NOSSOS CASAIS - RING NECKS
por orni Ter Jan 29, 2013 11:06 pm

» FOTOS DOS NOSSOS CASAIS - CABEÇA DE AMEIXA
por orni Ter Jan 29, 2013 11:03 pm

» Apresentação do Plantel 2013
por Edgar Tourita Seg Jan 28, 2013 9:06 pm

» Proucuro Agapornis Persontas!
por Miguel Pereira Sex Jan 25, 2013 8:12 pm

» FOTOS DOS NOSSOS CASAIS DE 2013 - RED RUMPS
por Rosibird Qui Jan 24, 2013 11:45 pm

» como funcionam os cites?
por Américo Neves Dom Jan 20, 2013 9:30 pm

» Criações 2013
por Miguel Pereira Sex Jan 18, 2013 1:24 am

Entrar

Esqueci-me da senha


Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

5 participantes

Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  AVESDOTIRABICOS Qui Nov 10, 2011 12:25 am

Este tópico tem como principal objectivo o de promover uma discussão acerca desta espécie já que ficamos com a
"responsabilidade" de moderador desta secção.
Esta é uma das espécies com mais presença nos aviários em Portugal e ao mesmo tempo é uma das mais monespresada de todas.
Da nossa parte é a espécie de eleição de à muito tempo e quando em 1999 compramos na Holanda um Turquesa(pastel)/Ino e dos resultados que dele surgiram deram-nos uma motivação especial para continuar a apostar neles. Depois tivemos alguns problemas que entretanto foram solucionados e mais recentemente a aposta neles foi forte e permite-nos actualmente ter uma colecção que já nos deu bons resultados e que poderá ser ainda melhor no futuro.
Este é de facto uma espécie que tem um potencial tão grande nas mutações que é sem duvida fascinante trabalhar com elas. Em Portugal dos criadores que nós conhecemos, só alguns é que começam a dedicar-se a esta espécie, e já se começam a ver em Portugal alguns Violetas, Cauda Clara, Malhados, Diluidos e Opalinos, mutações que já há muitos anos são comuns na europa e que como tal nos coloca na 2ª divisão da ornitologia europeia. O atraso é grande mas com as aves que entretanto foram chegando a Portugal, dentro de algum/pouco tempo irá começar a aparecer estas mutações e combinações a um preço mais razoavel e com a beleza que elas tem, nomeadamente as que combinam com o Violeta, irá, esperamos nós, motivar mais criadores para esta espécie.
Para nós a passagem do nosso país tanto nesta como noutras espécies para a 1ª divisão da ornitologia europeia, terá que passar por uma maior especialização de criadores em determinadas espécies, tal como se começa a fazer com os Agapornis, em vez de se ter uma ave de cada espécie, é de facto a especialização o caminho para o futuro e os Ring Necks tem todas as condições para serem ainda mais, uma das espécies de eleição nos aviários nacionais.
Por nós procuramos continuar a fazer a divulgação desta espécie e das mutações que já temos, certamente é um bom contributo para isso. Brevemente iremos colocar algumas fotos dos nossos pássaros já que agora e depois da muda estão em excelente condições para serem fotografados, só falta a habilidade do fotografo Very Happy

Avesdotirabicos
AVESDOTIRABICOS
AVESDOTIRABICOS
Já assobia às gajas
Já assobia às gajas

Mensagens : 88
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 45
Localização : Fonte Grada - Torres Vedras

http://www.avesdotirabicos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  Ricardo Mendao Silva Qui Nov 10, 2011 12:27 pm

Como eu compreendo esse texto Very Happy. Quando eu tinha os meus 16 anos, o que não foi há muito tempo, mas que entretanto já lá vão 12 anos, estudava (ou fingia que) na Secundária do Cartaxo. Precisamente em frente havia uma loja de pássaros, onde eu fazia questão de passar todos os dias e claro...vira na volta era mais um que vinha para casa. Trazia de tudo o que os meus trocos conseguiam comprar, mas havia sempre lá meia dúzia de rabos de junco que eram caros para caraças...e acabei por nunca trazer nenhum Sad.

Cerca de 4 anos mais tarde, ia mais o meu pai a passear no mercado aqui do Cartaxo quando vejo a barraca dos pássaros. Lá tive que ir dar uma volta para ver, até que me deparei com um casal de ringnecks azul e amarelo. Segundo o vendedor, o azul era um macho e o amarelo uma fêmea. Perdi o amor ao dinheiro e dei 50 contos Shocked por aqueles dois meninos, isto em 2003. Levei-os para casa sem fazer ideia do que realmente era um ringneck, nem muito menos do que tinha ali. Alojei-os numa gaiola que agora uso para o desmame dos bourke, que tem 1mx0.5x0.5, o que é muito pequena para eles. Estiveram ai durante quase um ano, até que depois arranjei uma casa (onde agora crio os bourke, mas sem reboco e chão) e soltei-os lá. Estiveram ai até 2006 ano em que concluí os viveiros onde ainda agora estão instalados.

Entretanto, durante estas mudanças a minha "fêmea" amarela ganhou colar Very Happy e por sorte o meu "macho" azul não. Ou seja, o meu casal saiu o oposto do que era previsto. Se isto era bom ou mau...não fazia ideia. Para mim na altura era igual.

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Casal110

Os anos foram passando e criar que era bom nada. Apenas 2 anos depois de estarem nas novas instalações, ou seja, em 2008 (5 anos depois de os ter comprado) tirei a primeira postura de 5. Foi ai que se fez o "click" e que surge toda a história que muitos já conhecem.

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Img_5010

Destas 5 aves, como podem ver, duas tinham os olhos vermelhos e 3 os olhos escuros. Depois de muitas opiniões ouvir e das penas começarem a crescer, tinha ali 2 fêmeas albinas e 3 machos - um verde e dois azuis.

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Img_5110

Até aqui tudo bem. O pior foi quando as penas continuaram a crescer e as minhas fêmeas "albinas" estavam a ficar com amarelo nas costas. Mas que raio seria aquilo? Pois é! Não eram albinas, mas sim creminas e os machos azul, eram afinal azul turquesa. Concluindo, afinal o meu macho lutino era portadora de turquesa Very Happy. Com toda esta história fiquei não só a gostar mais de ringnecks, como comecei a entender mais a parte da genética (e eu que sou de Ciências...). Desta primeira postura, por grande parvoice minha, apenas fiquei com uma ave, nomeadamente um macho azul turquesa, cuja foto actual podem ver em baixo.

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Img_0010

No ano seguinte, 2009, a dose repetiu-se. Mais uma vez uma ninhada de 5, mas desta feita com 2 verdes, 1 azul turquesa e 2 creminas.

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Img_5011

Desta ninhada, fiquei para constituir casais com um verde (que é portador de ino), com um azul turquesa (também portador de ino) e com uma fêmea cremina. Estes três meninos foram campeões, nas respectivas classes, no Internacional de Avixira em 2010 e o verde foi campeão Nacional na L2, no mesmo ano.

Assim, em 2009 contava no meu plantel com o casal que tinha comprado em 2003, mais um filho azul turquesa /ino de 2008, mais uma cremina, um verde /ino e um azul turquesa /ino de 2009. Com estas aves meti-me a fazer contas à vida e a ver o que gostaria de tirar. Entretanto, comprei o livro dos psittaculas do Bastian e comecei a perceber melhor o que se podia fazer com os ringneck. Fiz aquisições pontuais com o objectivo de me darem o que pretendia.

Um objectivo claro que tinha, para além de continuar a tirar aves nestas linhas para exposição, era tirar palidinos. Assim, no ano passado fiquei com uma fêmea azul turquesa pálida com 7 anos, que era do Bruno, mas que segundo ele já tinha vindo lá dos lados de Torres Vedras Very Happy. Juntei-a com o meu macho de 2008, azul turquesa /ino.

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Casaln10

Este casal começou um tanto atribulado porque este macho estava desde 2009 com uma fêmea cinza. Separa-los foi um tanto complicado, mas após algum tempo habituaram-se. Como resultado, cerca de um mês depois de os ter junto, a fêmea pálida meteu somente 2 ovos, que felizmente estavam galados. Como resultado saíram logo dois machos palidinos: um palino azul e um palidino turquesa.

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  20110710

Agora resta-me dar continuidade a esta história.

Os ringneck são aves fantásticas, extremamente inteligentes, com personalidade. Quando criados à mão nunca se sabe bem o que vai sair dali. Cada um é diferente. São estas características que fazem com que neste momento hajam colónias por toda a Europa. Estas aves têm uma capacidade de adaptação fantástica e o viverem em comunidade permite-os sobreviver.

Em termos de valor, é normal que mutações menos comuns sejam mais valiosas. No entanto, eu tanto gosto de um selvagem como de um violeta DF. Prefiro ficar com eles todos em casa, do que os vender a preços irrisórios. Se um dia não os poder ter, prefiro oferece-los a alguém que sei que cuidará deles. Custa-me imenso, sabendo das capacidades e inteligência desta espécie, ver estas aves amontoadas em bancas de venda. Continuo com o mesmo sentimento, de que se pudesse, trazia-os todos para casa.

Ricardo Mendao Silva
Ricardo Mendao Silva
Admin

Mensagens : 304
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 40
Localização : Pontével

http://www.orniware.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  orni Qui Nov 10, 2011 7:40 pm

Boas!
Já que estamos a promover o ring neck e suas mutações aqui fica a foto de uma fêmea que possuo.
Segundo apurei junto de alguns criadores nacionais e em fóruns internacionais, é uma edged SF canela.
[img]Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Cpiadedsc03334.th [/img]

Esta ave é de 2004 e em casa do criador que a tinha nunca criou, aqui vai pelo mesmo caminho resta-me manter a esperança.
O edged DF violeta deveria ser interessante, não acham? lol!

Cumprimentos,
Vasco Duarte
orni
orni
Não palra nada
Não palra nada

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/11/2011
Localização : Casal dos Claros - Leiria

http://www.avesdovasco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  Ricardo Mendao Silva Sex Nov 11, 2011 9:50 pm

orni escreveu:Boas!
Já que estamos a promover o ring neck e suas mutações aqui fica a foto de uma fêmea que possuo.
Segundo apurei junto de alguns criadores nacionais e em fóruns internacionais, é uma edged SF canela.
[img]Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Cpiadedsc03334.th [/img]

Esta ave é de 2004 e em casa do criador que a tinha nunca criou, aqui vai pelo mesmo caminho resta-me manter a esperança.
O edged DF violeta deveria ser interessante, não acham? lol!

Cumprimentos,
Vasco Duarte

Olá Vasco,

Bom, canela é. Agora se é edge...é possivel. No entanto, já tive um ringneck com um problema de pena e o efeito é semelhante. De qualquer modo certamente haverão opiniões mais especializadas.

RMS
Ricardo Mendao Silva
Ricardo Mendao Silva
Admin

Mensagens : 304
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 40
Localização : Pontével

http://www.orniware.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  orni Sáb Nov 12, 2011 11:51 am

Boas!
A maioria das opiniões que obtive apontam para edged mas, de facto, só poderei ter a certeza se ela resolver criar.
Ao colocar aqui a foto também tinha como objectivo obter mais opiniões uma vez que aqui no fórum existem pessoas com muito mais experiência que eu.
Cumprimentos,
Vasco Duarte
orni
orni
Não palra nada
Não palra nada

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/11/2011
Localização : Casal dos Claros - Leiria

http://www.avesdovasco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  AVESDOTIRABICOS Seg Nov 14, 2011 12:17 am

Vasco de facto o que tu tens parece ser o que dizes, é uma mutação muito pouco conhecida e monespresada que no principio tinha o nome de "Fallow" apesar de não ter nada a ver com o padrão habitual dos Fallow. Da primeira vez que fui à Holanda vi um Pastel Edge e era um pássaro muito belo mas como o preço era baixo a mutação começou a desaparecer e actualmente praticamente não se vê à venda.
Se esse pardal alguma vez lhe apetecer criar, nós podemos estudar a solução para cria-los em Violeta porque temos machos Violeta DF e como tal não é dificil de o conseguir e se ela for portadora de Azul a coisa fica ainda mais facilitada.
Fica a ideia. Este ano ele vai criar com Opalino pro ano logo se vê.

www.avesdotirabicos
AVESDOTIRABICOS
AVESDOTIRABICOS
Já assobia às gajas
Já assobia às gajas

Mensagens : 88
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 45
Localização : Fonte Grada - Torres Vedras

http://www.avesdotirabicos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  AVESDOTIRABICOS Dom Nov 27, 2011 11:11 pm

Nós apesar da nossa falta de habilidade na fotografia, e que os nossos pássaros mereciam certamente uma arte maior que a nossa, aqui deixamos algumas das fotos dos nossos pardais. Dentro de pouco tempo colocaremos também as fotos das mais recentes aquisições onde se destaca o nosso 1º Opalino em Verde Cinzento.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/341/rnmalvcinz.jpg/
Malhado x Verde Cinzento / Malhado
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/221/rnmalninho.jpg/
Crias do casal acima
Nesta mutação o malhado é muito grande à nascença e após a 1ª muda perde grande parte dela e com o passar dos anos e progressivamente vai ganhando de novo as penas malhadas.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/854/rnvioletacobaltochwtazu.jpg/
Violeta Cobalto?(ou Violeta DF) Turquesa Cauda Clara x Azul Cauda Clara
O macho é visivelmente diferente dos outros Violeta que nós temos mas como infelizmente só teve uma cria neste ano, não deu para tirar as duvidas.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/338/rnpastelchwtvioleta.jpg/
Turquesa Cauda Clara x Violeta / Cauda Clara
O macho é soberbo, muito verde e com uma postura e porte muito acima do normal.

Espero que o pessoal goste


Última edição por AVESDOTIRABICOS em Dom Nov 27, 2011 11:29 pm, editado 1 vez(es)
AVESDOTIRABICOS
AVESDOTIRABICOS
Já assobia às gajas
Já assobia às gajas

Mensagens : 88
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 45
Localização : Fonte Grada - Torres Vedras

http://www.avesdotirabicos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  AVESDOTIRABICOS Dom Nov 27, 2011 11:28 pm

Agora com mais arte na tecnologia, seguem as fotos anteriormente descritas com a mesma ordem

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Rnmalvcinz



Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Rnmalninho



Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Rnvioletacobaltochwtazu



Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Rnpastelchwtvioleta

AVESDOTIRABICOS
AVESDOTIRABICOS
Já assobia às gajas
Já assobia às gajas

Mensagens : 88
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 45
Localização : Fonte Grada - Torres Vedras

http://www.avesdotirabicos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  Janeca Seg Nov 28, 2011 10:08 am

Aves muito bonitas parabens santa santa santa
Janeca
Janeca
Só grita e faz barulho
Só grita e faz barulho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 13/11/2011

http://janecabirds.webnode.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  Ricardo Mendao Silva Seg Nov 28, 2011 6:47 pm

Brutal, para além das mutações têm ai pássaros com uma estrutura fabulosa, principalmente o malhado da primeira foto. Tenho que ir ver isso in loco.

Já agora. Ja experimentaram meter o malhado no violeta?
Ricardo Mendao Silva
Ricardo Mendao Silva
Admin

Mensagens : 304
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 40
Localização : Pontével

http://www.orniware.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  AVESDOTIRABICOS Ter Nov 29, 2011 12:25 am

Nós já experimentamos mas na primeira tentativa o sucesso não foi muito porque não criaram, mas como teimosos que somos, nós fizemos mais outro casal e se tudo correr bem conseguir tirar portadores dos dois factores e de 2 casais de seguida conseguir o grande objectivo do curto prazo (3/4 anos) que é Violeta Cauda Clara Malhado. Neste ano fizemos um outro casal para tirar os Violeta Malhados, que embora não seja o ideal, é o que se consegue arranjar para dar pássaro já neste ano.

Casais de Ring Necks para ano 2012
Linha Cauda Clara
Turquesa Cauda Clara x Violeta / Cauda Clara (foto 4)
Violeta Cobalto ? Turquesa Cauda Clara x Azul Cauda Clara (foto 3)
Violeta Turquesa / Cauda Clara x Turquesa Cauda Clara
Cinzento Cauda Clara x Turquesa Cauda Clara
Azul / Cauda Clara x Verde Cinzento Cauda Clara / Azul

Linha Cauda Clara Malhado
Violeta Turquesa Cauda Clara x Verde Cinzento Malhado / Azul
Violeta Cauda Clara x Verde Malhado / Azul

Linha Malhado
Verde Violeta / Malhado / Azul x Azul Malhado
Verde Malhado // Azul x Verde Cinzento // Azul (foto 1)

Linha Opalino
Violeta DF x Verde Cinzento Opalino / Azul

O nosso grande objectivo é de tirar o máximo possivel de pássaros em Violeta que é sem duvida o nosso factor de eleição e espero que tenha aguçado o apetite do pessoal pra fazer uma visita à zona saloia Cool .

AVESDOTIRABICOS
AVESDOTIRABICOS
Já assobia às gajas
Já assobia às gajas

Mensagens : 88
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 45
Localização : Fonte Grada - Torres Vedras

http://www.avesdotirabicos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  Tiago Neves Qui Dez 01, 2011 12:04 pm

Boas,

Obrigado ao Ricardo, ao Vasco e aos Cipriano por partilharem fotos destas belas aves. Very Happy

Não sendo eu criador da espécie em questão, confesso que gosto bastante destas aves e em particular de algumas mutações, nomeadamente da linha violeta que é sem duvida a que mais gosto, tive o prazer de visitar alguns criadores em Portugal e também lá fora e ver aves fantásticas como Azul Violeta DF, cabeça e cauda clara etc…

Já da linha Arlequim confesso que não sou apreciador, mas não é nada contra os Ring´s é mesmo em todas as espécies, é uma mutação que não gosto e que a mim só me atrapalha, quando me aparece alguma numa ninhada fico fulo. Rolling Eyes

Vasco na minha opinião não há duvida a tua fêmea é uma Edged SF, já tive o prazer de a ver ao vivo e é de facto uma ave muito bela, espero que consigas criar com ela, e mais tarde passar o edged para a linha azul. Boa sorte Very Happy

Tiago Neves
Já assobia às gajas
Já assobia às gajas

Mensagens : 66
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 36
Localização : Castelo Branco

http://psitacideosdotiagoneves.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  AVESDOTIRABICOS Dom maio 06, 2012 5:19 pm

Recentemente tirei umas fotos aos nossos Ring Necks.

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Rnmalviolninho



Nesta foto está um Verde Malhado, Verde Cinzento Malhado (vê-se logo que são malhados pelas patas claras e canos das penas), Verde Cinzento/Malhado e um Violeta/Cauda Clara "emprestado".

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Rnwhwtninho



Nesta está um Ring Neck Violeta Pastel/Cauda Claro e um Pastel Cauda Claro e 2 Alexandrinos Verde dos nossos 2 casais. O Violeta da foto de cima é irmão destes.

Depois coloco a dos Verde Violeta Malhados mas ainda não tem muitas penas.
AVESDOTIRABICOS
AVESDOTIRABICOS
Já assobia às gajas
Já assobia às gajas

Mensagens : 88
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 45
Localização : Fonte Grada - Torres Vedras

http://www.avesdotirabicos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  Ricardo Mendao Silva Ter maio 08, 2012 2:39 pm

Bem Fixes, estão com bom aspecto. Parabéns!
Ricardo Mendao Silva
Ricardo Mendao Silva
Admin

Mensagens : 304
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 40
Localização : Pontével

http://www.orniware.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)  Empty Re: Criação de [i]Psittacula k. manilensis[/i] (Ring Necks)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos