Últimos assuntos
» Novo blogue: Aves do Menino
por marcomenino Seg Nov 04, 2013 8:16 pm

» Apresentação....Alexandre Almeida
por alex-jose Seg Jul 01, 2013 10:44 am

» Luz Artificial / Extractor
por Agaboy Ter Abr 09, 2013 4:09 pm

» Aves do Miguel
por AVESDOTIRABICOS Sab Fev 16, 2013 11:14 pm

» O melhor nos personatas
por AVESDOTIRABICOS Sab Fev 16, 2013 10:55 pm

» SERÁ QUE AINDA VALE A PENA?
por JSalvado Sex Fev 15, 2013 12:04 am

» Colocação de aves novas em espaço de criação
por JSalvado Qui Fev 14, 2013 11:53 pm

» FOTOS DOS NOSSOS CASAIS - RING NECKS
por orni Ter Jan 29, 2013 11:06 pm

» FOTOS DOS NOSSOS CASAIS - CABEÇA DE AMEIXA
por orni Ter Jan 29, 2013 11:03 pm

» Apresentação do Plantel 2013
por Edgar Tourita Seg Jan 28, 2013 9:06 pm

» Proucuro Agapornis Persontas!
por Miguel Pereira Sex Jan 25, 2013 8:12 pm

» FOTOS DOS NOSSOS CASAIS DE 2013 - RED RUMPS
por Rosibird Qui Jan 24, 2013 11:45 pm

» como funcionam os cites?
por Américo Neves Dom Jan 20, 2013 9:30 pm

» Criações 2013
por Miguel Pereira Sex Jan 18, 2013 1:24 am

Conectar-se

Esqueci minha senha


Entrevista a Helder Serôdio - Secretário do Clube Ornitológico de Marinhais, organizador da Aviplanta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entrevista a Helder Serôdio - Secretário do Clube Ornitológico de Marinhais, organizador da Aviplanta

Mensagem  Ricardo Mendao Silva em Seg Nov 14, 2011 5:11 pm

O Clube Ornitológico de Marinhais tem-se vindo a destacar pelo bom trabalho demonstrado através da Aviplanta. Ano após ano este clube tem vindo a inovar, sendo uma das principais apostas a melhoria das condições para os psitacídeos, através da aquisição de gaiolas apropriadas. Na voz do secretário do clube, também criador de psitacídeos Helder Serôdio, o Psitacídeos Profissional pretende dar a conhecer não só o trabalho desenvolvido como também os custos envolvidos enquadrados no panorama financeiro actual de uma organização local.

PP - Como é que começa a aposta do CMR nos psitacídeos?
HS- A aposta começa quando um grupo de sócios do clube que são criadores de psitacídeos se lembraram de comprar gaiolas adequadas para estas aves.

PP - O investimento realizado em gaiolas adequadas, tem sido compensado pelo aumento de aves em exposição nessas classes?
HS - Com certeza, todos os anos tem vindo a aumentar cerca de 50% de anos para ano.

PP - Para quem não tem ideia dos valores, em média, quanto custa, por exemplo, um lote de 100 gaiolas de exposição para psitacídeos de pequeno porte?
HS - Cerca de 1250€ mais Iva e este investimento não era possível sem o apoio dos comerciantes e empresários da região.

PP - Prevêem continuar esse investimento nos próximos anos, aumentando a vossa capacidade de resposta neste sector dos psitacídeos?
HS - Sim enquanto pudermos iremos sempre tentar crescer este sector bem como os outros.

PP - Consideram a hipótese de tal como já acontece em alguns casos, criar classes específicas para psitacídeos, que se adeqúem melhor à realidade atual da vossa exposição?
HS - Vamos com certeza ponderar já no próximo ano abrir algumas, aquelas que para nós não fazem sentido concorrer juntas.

PP - Como têm reagido os sócios do CMR? Existe na generalidade uma compreensão da necessidade de realizar este investimento?
HS - Os sócios tem reagido bem pois temos que estar a altura de satisfazer todos de igual para igual.

PP - Têm sentido que o vosso trabalho neste sector tem contribuído para o aumento de criadores de psitacídeos na vossa região?
HS - Costuma se dizer que santos da casa não fazem milagres e neste caso aplica se pois temos vindo a crescer com a secção de psitacídeos mas com a ajuda de criadores de fora.

PP - A nível de julgamentos qual tem sido a reacção dos Juízes às condições que apresentam nestas secções? Tem havido incentivos para crescer nesta área?
HS - A reação tem sido boa pois apresentamos as aves em melhores condições pois as gaiolas também ajudam os juízes a julgar melhor as aves.

PP - Pode-se assumir o CMR como um clube com especialização e aposta em psitacídeos?
HS - Não podemos ir por aí pois os sócios não só criadores de psitacideos também temos sócios com outras aves e temos como já referi de tratar todos da mesma forma, não vamos andar a criar condições para uns e deixar os outros para trás

PP - Tem o CMR recebido algum apoio especifico para este investimento?
HS - Como já referi com o nosso trabalho e com a publicidade dos empresários da região temos conseguido levar este clube pelo bom caminho e esperamos que assim continue por muitos anos.

PP - Como tem o CMR lidado com as dificuldades resultantes da actual conjuntura socioeconómica? Tem-se sentido ao nível dos sócios? Desistências? Falta de apoios?
HS - A nível dos sócios não tem havido desistências com excesso de um ou outro que vai para outro clube mas são raras as vezes que isso acontece, quanto á falta de apoio não sabemos como vai ser este ano a nível da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e Da Junta de freguesia de Marinhais mas todos os anos temos vindo a receber algum apoio destas duas identidades.

PP - Consideram que o CMR pode ter um papel preponderante e mais ativo no suporte aos sócios, criando condições para que estes consigam alcançar a sustentabilidade nesta atividade?
HS - O clube tem ajudado todos os sócios naquilo que eles necessitam, acho também que conseguir a sustentabilidade desta actividade é impossível mas o Clube tem as portas abertas para propostas e qualquer sócio que o quiser fazer, pode fazer que nós iremos analisar com certeza e posso garantir que o clube até á data tem conseguido sustentabilizar-se com a ajuda de todos iremos ser mais forte no futuro.

PP - Na vossa opinião, o futuro passa pelo crescimento da Aviplanta ou pelo surgimento de uma exposição conjunto com os demais clubes da região?
HS - Exposições em conjunto...Há qualquer coisa no ar mas nada de concreto, talvez haverá surpresas no próximo ano vamos esperar para ver. O clube tem as portas abertas a propostas dos outros clubes.

PP - O Psitacídeos Profissional agradece ao Helder a disponibilidade demonstrada para esta entrevista, que acima de tudo reflecte como um clube consegue continuar a inovar, mesmo na conjuntura actual. Muito Obrigado!!

Legenda:
PP - Psitacídeos Profissional
HS - Helder Serôdio



_________________
avatar
Ricardo Mendao Silva
Admin

Mensagens : 304
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 33
Localização : Pontével

Ver perfil do usuário http://www.orniware.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum